FANDOM

Um roleplaying game ou RPG (jogo de Interpretação Pessoal, numa tradução mais genérica) é um tipo específico de jogo, tipicamente envolvendo de quatro a seis participantes. Os participantes são referidos no sentido geral como "gamers". Os RPGs da White Wolf, especialmente aqueles que usam os sistemas Storyteller ou Storytelling, ( numa tradução ao pé da letra, Sistema de Narradores de Histórias e Sistema de Narrativa) usam o termo jogo de contar histórias para distinguir o foco de seus jogos em personagens e narrativa.

Um dos participantes de um RPG assume o papel de Mestre de Jogo, ou GM (Game Master); este título muda dependendo do jogo em questão. Outros títulos para o GM incluem Dungeon Master (DM), usado em Dungeons & Dragons, que serve como a origem do termo; e Narrador, usado no Sistema Storyteller e no Sistema Storytelling. O papel de Mestre de Jogo é um pouco parecido com o "banqueiro" em jogos como "Banco Imobiliário", mas o GM também atua como árbitro e narrador para os outros jogadores.

Os outros jogadores criam um personagem usando regras pré-definidas. O GM apresenta os jogadores com um cenário, e os jogadores descrevem as reações de seus personagens. O Mestre descreve os resultados de suas ações e o jogo prossegue indo e vindo dessa maneira.

Espectro Editar

Existem vários estilos diferentes de jogo, mas dois dos mais comuns são a abordagem "Sistema Storytelling" e "storytelling".

Dungeon Crawl Editar

Também chamado de hack & slash, esta abordagem é mais comum entre os jogadores mais jovens e com jogadores de D&D, particularmente onde os dois grupos se cruzam. Isso não quer dizer que "todos" jovens gamers ou jogadores de D&D sejam hack e slashers, mas esses dois grupos exibem a maior ocorrência do fenômeno.

O principal objetivo desses jogos é principalmente a matança de monstros e a aquisição de seu tesouro. Às vezes há uma razão (adquirir um certo artefato, resgatar a princesa), mas estes são principalmente MacGuffins.

Exemplos desse estilo de jogo incluem descer em uma masmorra gerada aleatoriamente e matar as hordas de zumbis.

Contação/Narração de histórias Editar

Essa abordagem é mais comum com jogadores mais velhos e com jogadores do Sistema Storytelling, especialmente onde os dois grupos se cruzam. Novamente, nem todos os jogadores mais velhos ou jogadores do Sistema ST usam essa abordagem, mas é mais comum com eles.

Os entusiastas do storytelling veem seu papel como menos uma abordagem de "videogame" e mais um romance ou peça de teatro em colaboração. As ações dos personagens são menos voltadas para ganhar níveis, dinheiro ou equipamento, e mais voltadas para a criação de uma história interessante - mesmo que seja em detrimento de seus personagens.

Conflito Editar

Os entusiastas do storytelling tendem a menosprezar os hack e slashers por serem "imaturos", enquanto os dungeoncrawlers veem os Storytellers como "pretensiosos". Variações sobre este tema são a maioria das fontes de conflito entre os dois grupos.