FANDOM

Qualidades e Defeitos é um tipo opcional de caracteristica usado para dar corpo aos Personagens no Sistema Storyteller (o sistema usado pelo [ [Mundo das Trevas (MDT)| Mundo as Trevas Clássico]], entre outras linhas de jogo). As qualidades custam um número fixo de pontos de bônus , enquanto defeitos concedem pontos gratuitos da mesma forma. Qualidades e defeitos são usados para dar corpo a um personagem e adicionar vantagens ou desvantagens jogáveis que não são cobertas pelos traços típicos de um personagem. Eles geralmente não eram encontrados no livro de regras principal de cada linha, mas eram publicados no Guia de Jogadores daquela linha.

A gama de qualidades e defeitos é diversa, mas existem várias qualidades e defeitos básicos comuns a todas as linhas. Físico, social, mental e sobrenatural estavam entre as categorias mais comuns, assim como as qualidades e defeitos psicológicas e gerais. Outros tipos estão disponíveis, dependendo do tipo de criatura que está sendo criada, e geralmente estão relacionados a essa raça sobrenatural específica. Um defeito clássico de Vampiro: A Máscara, por exemplo, foi Sangue Fraco, usado para representar um personagem acima da décima terceira geração.

Qualidades, como o nome sugere, fornecem benefícios ou vantagens e pode ser adquirido através de pontos de bônus ou (em alguns casos) Pontos de Experiência. As qualidades têm uma função similar a Antecedentes, na medida em que dão corpo a um personagem via mecânica de jogo, mas ao contrário de Antecedentes, eles têm um custo fixo em vez de uma classificação de um a cinco Pontos. Exemplos clássicos de qualidades incluem Bom Senso, Código de Honra, Memória Eidética, Ambidestro, Amor Verdadeiro, Sorte e Aprendiz Rápido (que, nas suas primeiras encarnações, muitos pegavam pelo ponto de experiência extra ganho no final de cada capítulo). Também vistos como qualidades estão as alianças com uma criatura de outra raça sobrenatural, tal como um aliado aparição de um personagem que não seja uma Aparição.

Defeitos naturalmente fornecem o efeito oposto. Ao contrário de qualidades, adicionar uma falha a um personagem concede pontos de bônus igual a classificação desse defeito; entretanto, geralmente há um limite de sete pontos que podem ser ganhos dessa maneira. Os defeitos clássicos incluem Fobia, Amaldiçoado, Vingança, Amnésia, Ferimento Permanente e Inimigo. Um conjunto de defeitos que limitam a quantidade de pontos que podem ser gastos em cada categoria de Habilidades: Inepto limitava os pontos que se podia ter em Talentos, Ignorante, limitava Conhecimentos, e Inábil afetava Perícias.

O antecessor das qualidades do Sistema Storyteller foram as Virtudes de Ars Magica, muitos dos quais eram virtualmente idênticas em função e custo para os seus homólogos do Sistema Storyteller. Por sua vez, As Qualidades do Sistema Storyteller são os antecessores do sistema de Mérito do Sistema Storytelling, que combina as funções de qualidades e Antecedentes do Sistema Storyteller.

Um sistema muito diferente para lidar com Defeitos é usado pela primeira edição do Sistema Storytelling, em que eles não estão relacionados com qualidades; em vez de fornecer bônus na criação do personagem, eles fornecem pontos de experiência adicionais quando entram em jogo. Os defeitos foram efetivamente removidos do jogo no Sistema Storytelling Revisado, no qual sua função de conceder experiência através da adversidade foi entramado no sistema central de Conquistas.

Para uma listagem de Qualidades e Defeitos do Sistema Storyteller, veja Lista de Méritos e Falhas (Sistema Storyteller).