FANDOM

Menele, nascido como Meneleus, é um poderoso matusalém Brujah de 4ª geração que está em torpor em algum lugar sob a cidade de Chicago durante as noites finais. Ele inspirou o personagem homônimo da Ilíada de Homero, e mantém uma terrível inimizade com Helena do clã Toreador.

BiografiaEditar

Embora civilização grega não tenha alcançado seu apogeu antes da era de Pericles (início de 457 A.C.), Menele desfrutou seu reinado na Grécia cultivando cidades mercantis uns oito séculos mais cedo. Apesar dos fardos da coroa, Menele achou bastante tempo para entregar-se a seus gostos em meditação e beleza. Antes dos 30, ele havia casado-se com uma das mulheres mais bonitas em Magna Graecia, construiu alguns dos melhores edifícios da península, e apoiou numerosos e distintos filósofos, iniciando uma coleção de pergaminhos para que se tornassem uma das maiores bibliotecas do mundo.

Nem todos o aplaudiram. Com o florescimento de sua cidade, muitos lançaram olhos cobiçosos em suas rotas de comércio. Em particular, uma cidade na Ásia Menor começou a hostilizar seus comerciantes. Então a cidade inimiga ousou seqüestrar sua esposa. Menele chamou todos seus aliados nas cidades soberanas gregas, juntou uma grande frota e velejou à leste para a batalha.

A guerra durou muito mais do que Menele havia esperado, mas finalmente os gregos numericamente superiores prevaleceram. Infelizmente, Menele não desfrutou da vitória. A noite antes de ele fosse fazer sua entrada triunfante na cidade, ele recebeu uma visita noturna. A cidade tinha estado debaixo do jugo secreto de um Brujah chamado Troile; tendo cansado-se da cidade um século atrás, ele partiu em viagem, e só havia retornado a tempo para vê-la cair. Ele passou a noite com o líder das forças dominantes tentando descobrir que tipo de mortal este rei Meneleus era.

Troile, um filósofo que tinha viajado extensamente desde a destruição da Segunda Cidade, achou o rei-sábio muito fascinante. Ao término da noite ele levou Menele ao norte em seu refúgio na cidade; lá eles passaram os próximos meses em profunda conversação. Finalmente, Troile decidiu que Menele possuía todos os elementos para o faze-lo merecedor da imortalidade. Assim Menele uniu-se aos mortos-vivos.

Durante os próximos poucos séculos, Menele viajou pela Europa e Ásia. Na Pérsia ele ficou fascinado pelo plano espiritual, e gastou um século estudando com os místicos de lá. Ele foi para a Índia, e gastou outro século estudando com os espiritualistas daquela antiga terra. Finalmente ele voltou à Europa com a intenção de passar o resto de sua existência imortal em contemplação do plano astral.

Então ele conheceu Altamira, uma Brujah ibérica muito antiga. Ela falou de uma cidade poderosa, crescente no Norte da África que poria a Segunda Cidade em vergonha e rivalizaria com a Primeira Cidade em glória. O Cainitas seriam os maiores do mundo, e viveriam em harmonia perfeita com a Canaille, livres das restrições de qualquer príncipe. Alguns, ela disse, tinham descoberto um modo para centrar a Besta, e outros tinham sido retirados do mais profundo frenesi. Juntos, mortais e imortais criariam uma maravilhosa, cidade eterna de paz, progresso e igualdade.

Menele ficou encantado pela ideia; era a incorporação de todas suas próprias esperanças e sonhos. Com grande pressa ele fez viagem para esta Cartago, e lá encontrou tudo o que Altamira havia prometido. Vampiros e mortais trabalhavam juntos em grandes obras de arte, em estudo de todos os ramos da ciência, do oculto e da progressão do espírito. O mortais poupavam um pouco de seu sangue voluntariamente para a nutrição dos Cainitas, e o imortais usavam seus poderes para tornar a vida mortal mais fácil e agradável. A matança de mortais foi proibida, e os vampiros alimentavam-se juntos das vasilhas dispostas à eles. Logo, Menele havia felizmente se estabelecido na cidade, e uniu-se as dúzias de outros Cainitas em suas buscas pela Golconda.

Enquanto muitos Toreador apoiavam os Brujah na fundação de Cartago, outros clãs eram suspeitos. A cidade crescente de Roma era controlada por uma aliança tensa entre Ventrue e Malkavians; eles reivindicaram que os Brujah em Cartago estavam juntando forças para destruir todos os outros Cainitas. Logo Roma lançou seu primeiro ataque contra Cartago. Menele, como diplomata experiente e orador afamado, se tornou o enviado de Cartago e tentou conquistar apoio Gangrel e Nosferatu. Ele também conseguiu atrair novos Toreador à cidade, inclusive a bela e poderosa Helena.

As guerras perduraram por mais de um século. Finalmente, depois de anos de cerco, Cartago foi traída — por uma Toreador diziam. As legiões romanas destruíram a cidade outrora bonita. Eles salgaram a terra para prevenir qualquer Cainita fundido com o solo de subir novamente, e queimou a biblioteca por inteira — pouco mais que meio milhão de volumes — esta havia sido o orgulho de Cartago. Quase todos os Brujah foram destruídos, e os poucos sobreviventes alimentaram um ódio amargo por todos aqueles que haviam destruído a cidade deles.

Quando Cartago caiu, Menele estava fora tentando recrutar ajuda dos Gangrel da África meridional. Ele retornou à sua cidade e encontrou apenas ruínas. De coração partido, ele fugiu para dentro das florestas da Europa ocidental, e renegou sob juramento visitar cidades e civilizações por toda eternidade. Ele quebrou este juramento depois de alguns séculos, quando ouviu falar por um Gangrel encontrado ao acaso, de uma bela Toreador governando Pompéia.

Sabendo em seu coração que esta só poderia ser Helena, ele visitou Pompéia secretamente. Cansado da visão de Helena regendo a cidade romana e das recordações amargas da destruição que ela teria causado em Cartago desejou uma estaca em seu coração.

Naquela noite, Menele entrou em seu primeiro frenesi voluntário em mil anos. Sua ira, unida com um ritual Taumatúrgico, invocou um espírito do fogo sobre a cidade; ele voou gritando pelas ruas, livre pela primeira vez em séculos. O solo tremeu, o céu parecia soprar aberto, e o fogo verteu do solo de Pompéia. Todos foram destruídos. Menele só escapou lançando-se no porto.

Helena também sobreviveu a destruição de Pompéia de alguma maneira. Por mais de uma dúzia de séculos os dois vampiros lutaram, mas nenhum poderia desferir o golpe decisivo. Infelizmente para Menele, Helena lentamente ganhou vantagem com seu carniçal Prias que cresceu em poder. Menele precisou de uma chance para juntar forças, ou ela seguramente prevaleceria. Lendas fenícias de uma terra para o oeste o incitou a enganar Helena em pensar que ele havia sido destruído; confiando em seus Lacaios estes levaram seu corpo a bordo um navio especialmente preparado e velejaram para o oeste a uma terra nova e desconhecida.

Uma vez nesta nova terra, Menele começou a moldar os Incas em uma força capaz que destruir seu inimigo, mas conforme o tempo passou ele foi colhido pelo sentimento que a rivalidade, agora antiga era nada além que um fardo inútil em seu espírito. Por fim ele rejeitou seu desejo de vingança, e criou uma civilização de grande profundidade. A tempo, ele começou a sonhar com a criação de uma nova Cartago.

Então ele ouviu falar de recém-chegados que saqueavam as cidades Maias ao norte, e descobriu que eram europeus, conduzidos — ele descobriu com desânimo — pela própria Helena. Ele tentou fortalecer seus seguidores, mas ele soube que sua causa estava perdida. Os conquistadores de Helena tiveram pouco trabalho em seu vasto império, e Menele fugiu para o norte escondendo-se entre os nativos.

Uma vez mais, ele preparou seus seguidores para batalha, mas o tempo passou e Helena não veio. Esperando contra a esperança de que as batalhas haviam terminado, Menele passou o tempo em contemplação do enigma de sua existência cada vez mais. Ele buscou a Golconda, mas logo antes dele alcançar seu prêmio, Helena retornou e ele foi forçado a fugir mais uma vez. Ele seguiu seu caminho ao norte para as margens de um imenso lago. Apesar de toda preparação, suas tribos não estavam prontas contra os europeus bem-armados quando a inevitável batalha chegou.

Este era ser um momento decisivo no conflito deles. Menele e Helena finalmente lutaram diretamente um com o outro; ambos foram gravemente feridos, e entraram em entorpecimento confiando em seus seguidores para os proteger e dirigir seus feudos. Assim foi durante os últimos 250 anos.

Menele aparenta ser um cadáver, mas possui uma pele tão dura quanto pedra. Ele move-se freqüentemente usando seus Lacaios para transporta-lo. Por muito tempo ele encontrava-se enterrado profundamente debaixo da estação ferroviária, mas recentemente foi exumado para unir-se mais de perto com alguns de seus seguidores.

Menele controla muitos dos vampiros de Chicago, diretamente ou indiretamente. Ele é o segundo indivíduo de maior poder na cidade — um pouco atrás de Helena, mas ninguém mais aproxima-se em poder. Seus Lacaios atuais são membros de uma família de nativos Americanos que o tem servido satisfatoriamente por mais de um século.

Ficha de PersonagemEditar

Meneleus
Senhor: Troile
Natureza: Visionário
Comportamento: Arquiteto
Geração: 4ª
Abraço: 1200 AC. (nascido em 1240 A.C.)
Idade Aparente: 30 anos
Físico: Força 8, Destreza 7, Vigor 6
Social: Carisma 6, Manipulação 7, Aparência 5
Mental: Percepção 7, Inteligência 9, Raciocínio 8
Talentos: Prontidão 5, Briga 8, Esquiva 8, Liderança 8, Lábia 4
Perícias: Empatia com Animais 5, Etiqueta 5, Armas Brancas 7, Performance 5, Furtividade 5, Sobrevivência 9
Conhecimentos: Arquitetura 6, Linguistica 9, Medicina 5, Ocultismo 9, Filosofia 7, Ciência 3 Disciplinas: Animalismo 5, Auspícios 6, Rapidez 9, Dominação 6, Fortitude 6, Ofuscação 2, Potência 8, Presença 5, Metamorfose 5, Taumaturgia 7
Linhas Taumatúrgicas: Controle de Elementais 5, Manipulação do Espírito 5, Movimento da Mente 4, Sedução das Chamas 3
Antecedentes: Influência 4, Lacaios 3
Virtudes: Consciência 5, Autocontrole 5, Coragem 5
Moralidade: Humanidade 10
Força de Vontade: 10

Notas: Este Cainita poderoso permanece em um estado de entorpecimento. Assim, suas estatísticas só importam se ele de alguma maneira despertar. Se isso acontecesse, ele não recuperaria imediatamente sua força total, mas estaria substancialmente mais fraco. Porém, todas suas Disciplinas ainda funcionariam com seu poder restaurado completamente.

O nível de extra de Auspícios de Menele lhe permite ficar atento aos eventos a seu redor enquanto em entorpecimento. Assim, os sonhos dele estão cheios de imagens de coisas que poderiam o afetar, mas eles são freqüentemente difíceis de interpretar. O nível extra de Dominação lhe permite usar os outros níveis deste sem a exigência de contato visual — apenas um toque é necessário. Finalmente, os dois níveis extras de Taumaturgia lhe permitem acesso a rituais poderosos que o permitem invocar e controlar espíritos e elementais, mas ele deve estar desperto para assim fazer.

ReferênciasEditar